quinta-feira, 24 de março de 2011

Ao menos tentar...


Com todo esse desastre que aconteceu e está acontecendo no Japão fica quase impossível não pensar na vida. Na nossa vida e na daqueles que ainda virão.

Sei que essa tragédia no Japão não foi causada por obra do homem e que o desastre só foi menor por causa do mesmo. Mas vamos parar pra pensar um pouco. O mundo já está sujeito a desastres naturais e nós, seres humanos, ainda não cuidamos bem daquilo que nos foi dado pelo cara lá de cima. Não bastasse todos os danos que a natureza mesmo causa, nós ainda fazemos mal ao mundo, a nós mesmos e aqueles que virão a habitar nosso planeta um dia. Chega uma hora que não dá mais, pelo menos pra mim não dá mais. Eu quero ser consciente, agir com o mundo de maneira consciente. Pensar mais nas conseqüências das minhas ações. No que eu posso fazer pra ajudar o meu planeta.

Essa semana estava indo almoçar com umas amigas e no caminho surgiu o assunto do desastre do Japão, que puxou o assunto sobre desastres naturais, que puxou o assunto sobre o mal que o próprio homem causa a natureza e, conseqüentemente, a si mesmo, que puxou o assunto sobre o fim do mundo.

Bem, alguns acreditam que estamos sim nos caminhando para o fim do mundo em 2012. Que nos últimos anos fomos vítimas de vários desastres, que estes estão ocorrendo com mais freqüência e que isso é um sinal. Outros não acreditam no fim do mundo em um futuro muito próximo, mas sabem que o período de vida na Terra talvez esteja reduzido, e isto devido a obra do homem. Alguns não têm opinião formada. Uns poucos (não muito poucos) nem perdem o tempo com o assunto. E ainda existe uma outra parte que acha que nada pode fazer.

Nosso papo não ficou em um nível muito complexo e começamos a falar sobre o que nós poderíamos fazer para não contribuir tanto com o mal ao meio ambiente. A conversa ficou em torno do consumo consciente. Pequenas ações da nossa vida cotidiana que podemos deixar de fazer e não nos fará falta. Ainda no caminho, uma amiga notou que inconscientemente nós já estávamos fazendo algo bom. Éramos um grupo de quatro pessoas que estavam indo para o mesmo lugar e ao invés de nos locomover cada qual com o seu carro, fomos todas juntas em um único veículo.

Nossa segunda parada foi no shopping e fomos nos encontrar com uma amiga que estava em uma livraria. Compras: garrafinha de água + livro. Ao pagar, a moça do caixa perguntou se queria que colocasse o livro em um saquinho plástico, e minha amiga respondeu que não era necessário. Mais uma ação legal do dia. O livro foi colocado na bolsa e o saco plástico, que seria usado somente para levar um livro e depois provavelmente acabaria no lixo, foi poupado. Segunda coisa boa que notamos ter feito. Ah, mais uma coisa legal, a garrafinha de água. Depois de beber toda a água da garrafa ela não foi parar no lixo. Ao invés de jogar fora e daqui dois minutos comprar outra, a garrafinha foi guardada pra ser cheia se preciso. Terceira coisa boa do dia.

O que eu quero dizer com tudo isso é que podemos sim ajudar o meio ambiente. Fazemos muitas coisas no nosso dia-a-dia que se deixarmos de fazer não nos farão falta alguma. Quantas e quantas vezes não saímos de casa pra nos encontrar com os amigos e cada um vai no seu carro? Quantas vezes não temos paciência de andar com uma garrafinha de água vazia na mão ou dentro da bolsa e a jogamos no lixo? Compramos uma coisa minúscula que caberia facilmente dentro de nossas bolsas e ainda assim usamos um saquinho plástico? Temos preguiça de ir até o lixo e jogamos o lixo no chão? Dá próxima vez que eu for ao supermercado vou levar minhas sacolinhas pra não precisar pegar mais saquinhos de plástico, e AI de quem me chamar de maracatu!! Solto logo um...”Maracatu é a mãe e você devia fazer o mesmo que eu,idi.” (até parece kkk). Nós, brasileiros, não temos esse costume e é uma pena, se tivéssemos seria tão bom. São coisinhas miúdas como essas que podem ser feitas pra poupar um pouco o meio ambiente e não nos tocamos ou importamos em fazer. Não custa nada tentar criar o hábito.

Ontem fui a locadora e o cara que estava no caixa me fez a mesma pergunta que fizeram a minha amiga na livraria, me perguntou se queria um saquinho. Essa pergunta me deixou muito feliz. Respondi que não e sai feliz da vida com meu DVD em mãos e com uma sensação legal de estar fazendo uma coisa boa. Simples né?! É assim que percebemos que pequenas coisas fazem a diferença. E se você aí tá pensando que isso não adianta e que você não precisa fazer a sua parte porque na verdade “ninguém” faz, beleza. Só sei que eu estou muito feliz em estar fazendo coisas boas pra mim, pra você, pro meu mundo e pro mundo daqueles que virão. Disponha!

p.s: Quem puder visitar! ;) http://www.akatu.org.br/

16/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário