domingo, 27 de março de 2011

Realidade triste

Triste. Triste perceber o descaso das pessoas por coisas tão sérias.

Hoje (26/03), tivemos mais um dia da campanha “Hora do Planeta”, conhecida globalmente como Earth Hour, uma ação que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global. A campanha propaga a idéia de todos nós cessarmos o uso de energia durante uma hora, no intervalo das 20h30min às 21h30min da noite, durante o último sábado do mês de março. E o que pude perceber daqui, das janelas da minha casa, foi que quase ninguém aderiu à campanha. Talvez não soubessem, talvez não se importaram. Triste ambos os motivos.

É muito ruim saber que uma campanha dessas, tão importante e com um propósito tão legal, seja de conhecimento de poucos. O movimento teve início em 2007, estamos no seu quinto ano e acredito que o número de pessoas que não fazem nem idéia dessa ação ainda é muito grande.

Aqui na minha cidade, pelo menos pelo meu grupo de amizade, felizmente notei que muitos já eram cientes do dia de hoje, e o assunto vem sendo falado há no mínimo uma semana atrás. Vi a mobilização via twitter, facebook, e outras redes sociais. Achei que quando fosse pra janela, olhar as outras residências, iria ver todas as casas no breu geral. Não foi o que aconteceu. As 20h30min da noite fui observar e a imagem que tive (como vocês podem ver pela foto) foi a de muuitas luzes ainda acesas. Fui pra outra janela e tive a mesma imagem. Esperei mais alguns minutos, afinal tinha acabado de dar a hora, talvez as pessoas estivessem se encaminhando pra apertar o pitoquinho das luzes. Mas não, nenhuma luzinha a mais sendo apagada.

Notei que aqui no meu prédio alguns apartamentos deixaram a luz acesa, uma iniciativa pro ano que vem pode ser divulgar o movimento por aqui. Todo dia vejo um aviso novo no elevador, porque não colocar um desse, né?!

Passa das 21h30min da noite, estou aqui sentada, pensando. A única luz no apartamento inteiro é a luz que vem da telinha do computador. Continuo pensando. Será que as pessoas pensaram sobre o assunto ou simplesmente se prenderam ao pensamento... “Passei uma hora sem energia, já fiz a minha parte. Pronto, acabou, ano que vem fico sem usar energia por mais uma hora e sigo fazendo meu papel.”? Espero que elas pensem.

Talvez as pessoas tenham se ligado mais de que hoje é comemorado o “Dia do Chocolate” do que se ligado na “Hora do Planeta”. Realidade triste.

ps: Pra quem se interessar... http://horadoplaneta.org.br/index.php?p=home

26/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário